Menu

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Laudes: O anúncio de um novo dia

“O Nascer desse dia convida a cantarmos os vossos louvores”. Em cada amanhecer, há uma oportunidade inigualável para experimentarmos da presença do Cristo Ressuscitado por meio da oração das Laudes. Desde a aurora, com os primeiros raios do Sol, a natureza, o nosso corpo e o nosso interior devem concorrer para esse louvor da manhã, despertando-nos para a presença do Ressuscitado que logo cedo vem nos despertar para um novo dia.
Que ao louvar no início da manhã, busquemos consagrar e santificar todo o nosso dia perante Deus.
O que são as Laudes?
Mas afinal, o que são as laudes? As laudes são uma oração que desde os tempos remotos da Igreja rezavam-nas a fim de caracterizar o findar da noite que abre o dia. “É a voz da esposa, a Igreja, que surge para acordar o esposo” , e que representa para nós a “santificação do período da manhã” (IGLH 38).
Nesta Oração matutina, podemos encontrar uma esplêndida riqueza simbólica, seja observando a natureza (manhã, aurora, luz, sol nascente, começo do dia), contemplando a ressurreição de Cristo (Jesus “é a luz verdadeira que ilumina todo o homem” Jo 1,9), ou ainda contemplando a Deus que é Criador de todas as coisas e Senhor das nossas vidas, e que por isso merece as primícias do nosso dia que é o louvor da manhã.
Para que rezar as Laudes?
Como bem ensina São Cipriano, “devemos orar pela manhã, para que pela oração matinal se celebre a ressurreição do nosso Senhor” . Podemos ainda recorrer às palavras de São Basílio Magno: “A oração da manhã tem por finalidade consagrar a Deus os primeiros movimentos de nossa alma e de nossa mente, e, antes de nos ocuparmos com qualquer outra coisa, deixar que o nosso coração se regozije pensando em Deus; (...) pois o corpo não deve se entregar ao trabalho, sem antes termos cumprido o que disse a Escritura: “Eu vos invoco, Senhor, desde o amanhecer. Escutai-me, porque desde o raiar do dia eu vos apresento minha súplica e espero” (Sl 5, 4-5) .
Assim, rezamos as Laudes para santificar todo o nosso dia e trabalho, por meio do louvor a Cristo Ressuscitado. Cristo, que venceu a morte, vem ser vencedor em nossas vidas por meio da nossa experiência pessoal concebida pela manhã que vai direcionar todo o nosso dia para a vontade do Pai.
Como rezar as Laudes
Para iniciarmos as Laudes, introduzimos com o versículo:“Vinde ó Deus, em meu auxílio, socorrei-me sem demora”, seguido por “Glória ao Pai... “como era no princípio... e com o Aleluia (sendo omitido na Quaresma). Porém, pode-se omitir esse versículo preferindo-se iniciar as Laudes com o invitatório, sendo que é constituído por uma antífona própria do tempo e dos dias, seguida pelo Salmo 94 (ou podendo ser trocado pelo Salmo 99, 66 ou 23).
Hino
Imediatamente depois, é recitado o hino correspondente. Nas Laudes, o hino dá a clareza e encanto para compreendermos a importância litúrgica do louvor da manhã: “Raiando o novo dia, as vozes elevamos, de Deus a graça e glória a Cristo proclamamos”.
No hino das Laudes, que varia a cada dia num ciclo de quatro semanas, podemos perceber algumas particularidades:
– Cristo como “Sol” que expressa o poder da sua Ressurreição, simboliza a nova criação: “Já vem brilhante aurora o sol anunciar. De cor reveste as coisas, faz tudo cintilar;” – Dissipa as trevas do nosso pecado: “Ao clarão desta luz que renasce, fuja a treva e se apague a ilusão;”
– Deus Criador de todos os seres e da natureza que, com o início do dia, vai ganhando suas formas, sugere-nos termos um olhar de Louvor por toda criação de Deus e, ainda, podemos perceber que devemos clamar a Deus o dom da castidade para combatermos tudo o que nos priva da vontade de Deus e de uma vida santa: “Casta a mente vença tudo que os sentidos pedem tanto; vosso Espírito guarde puro nosso templo santo” .
Salmodia
Ao rezar com os Salmos abrimo-nos ao louvor, seja recordando a Aliança de Deus para com seu povo, aclamando o Reinado de Deus, ou ainda louvando com os cânticos de Sião, que exaltam Jerusalém e o seu Templo. Além dos Salmos de Louvor, existem os Salmos de pedido de socorro.
Rezar com os salmos nos leva a iniciar o nosso dia louvando e bendizendo a Deus por suas maravilhas em nossas vidas, seja com ação de graças, renovando o nosso amor para com o Deus vivo, seja ainda com orações de súplica ou de arrependimento com um profundo desejo de retornar para Ele.
Leitura Breve
Após a Salmodia, fazemos uma leitura breve de alguns versículos da Bíblia, para que possamos ler e refletir acerca da graça alcançada na oração dos salmos, em vista da participação do Mistério de Cristo e da santificação do nosso dia: “Se alguém fala, faça-o como se pronunciasse oráculos de Deus. Alguém presta um serviço? Faça-o com a capacidade que Deus lhe concedeu, a fim de que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo ”.
Cântico Evangélico
No Cântico Evangélico, fazemos experiência com Cristo Ressuscitado, que se apresenta como nosso Salvador , que vem ao encontro da sua esposa, a Igreja, a fim de animá-la a completar a sua obra de Salvação por meio da ação evangelizadora da Igreja ; que confirma e completa a ação dos profetas e que nos mostra a via de santidade .
Preces, Pai-nosso e Oração Conclusiva
Após rezar com o Cântico Evangélico, apresentamos as nossas preces, como súplica viva e confiante a Deus, em um abandono filial na providência e cuidado dele por nós, não esquecendo das necessidades da Igreja, da humanidade, da comunidade eclesial em que somos inseridos, e por todos aqueles que se confiaram às nossas orações. Também rezamos o Pai nosso, rezando com confiança a oração que Jesus nos ensinou. Na oração final, enfocamos o pedido para que perdure durante todo o nosso dia a graça do encontro do Ressuscitado, de várias formas, como por exemplo: “(...) Fazei brilhar o sol da Justiça ; Concedei-nos perseverar na meditação da vossa palavra; iluminai nossos corações com a luz do vosso Espírito ; fortalecei a fé em nossos corações ”;dentre outras formas.

1Hino das Laudes da IV semana da Quarta-Feira.
2 Dicionário de Liturgia/ organizadores Domenico Sartore e Achille M Triacca; tradução Isabel Fontes Leal Ferreira. – São Paulo: Edições Paulinas, 1992.
3 Introdução Geral à Liturgia das Horas. § 38.
4 Introdução Geral à Liturgia das Horas. § 38.
5 Hino do Sábado da Segunda Semana.
6 Hino da Terça-feira da Primeira Semana.
7 Hino da Quarta-feira da Segunda Semana.
8 Hino da Segunda-feira da Quarta Semana.
9 Cf. Primeira Carta de São Pedro, 4, 10-11: Leitura da Quinta-Feira da III Semana.
10 “Para salvar-nos do poder dos inimigos” (Cântico Evangélico, cf Lc 1, 68-79).
11 “A ele nos sirvamos sem temor, em santidade e em justiça diante dele, enquanto perdurarem os nosso dias” (Cântico Evangélico, cf Lc 1, 68-79).
12 “Como falara pela boca de seus santos, os profetas desde os tempos mais antigos” (Cântico Evangélico, cf Lc 1, 68-79).
13 “Para iluminar a quanto jazem entre as trevas e na sombra da morte estão sentados, para guiar nossos passos no caminho da paz” (Cântico Evangélico, cf Lc 1, 68-79).
14 Oração das Laudes da III semana da Quinta-Feira.
15 Oração das Laudes da III semana da Quarta-Feira.
16 Oração das Laudes da I semana da Sexta-Feira
.
 
 
Fontes: http://www.comshalom.org/formacao/exibir.php?form_id=4134

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por Marcio André Teixeira Barradas, Seminarista Shalom - Assessoria Litúrgico Sacramental
Revista Shalom Maná - Ed. Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário